Varizes podem voltar depois do tratamento ou da cirurgia?

Muitos de nós já ouvimos o relato de algum conhecido que realizou um tratamento de varizes mas depois de pouco tempo os vasinhos reapareceram. Mas será que isso realmente pode acontecer? A resposta é SIM… e as causas podem ser variadas.

Primeiramente é importante ressaltar que as varizes são uma doença crônica, o que significa que não têm cura, mas sim controle quando é feito tratamento/ acompanhamento regular. Isso significa que, mesmo após um tratamento perfeitamente planejado e executado, que tenha eliminado todas as veias aparentes na perna do(a) paciente, se nenhuma medida preventiva for adotada no dia a dia desse paciente, é esperado  que as varizes voltem a aparecer dentro de um curto espaço de tempo. 

Essa tendência a recidiva do quadro de varizes ocorre porque o principal fator de risco (leia sobre Varizes – quais as suas causas e sintomas) para a sua formação (herança genética) não pode ser alterado; sendo assim, é importante focar em minimizar os fatores passíveis de alteração (obesidade, sedentarismo, tabagismo e ortostatismo prolongado). 

As principais medidas preventivas recomendadas após a realização de um tratamento de varizes são:

  • Fazer pequenas pausas ao longo do dia para caminhadas curtas ou exercícios com as panturrilhas;
  • Evitar longos períodos em pé parado(a) ou sentado(a) com as pernas para baixo;
  • Sempre que possível, fazer repouso com os membros inferiores elevados;
  • Praticar exercícios físicos, especialmente os que fortalecem a musculatura da panturrilha;
  • Combater a obesidade e o tabagismo.

Além disso, outra causa de recidiva precoce é a falha no planejamento do tratamento. Quando não são realizados anamnese (“entrevista médica”), exame físico e exames complementares para programação do tratamento, pode-se deixar passar veias invisíveis a olho nu, presentes na camada mais funda da pele, que na verdade são a origem do problema (chamadas veias nutridoras). Nessa situação, a aplicação e eliminação dos vasinhos não serão duradouros e eles provavelmente voltarão a aparecer em breve. 

Leia também sobre:

Siga o perfil no Instagram

Curta no Facebook

Inscreva-se no Youtube