O que são varizes, quais as suas causas e sintomas?

veias com válvulas normais x varizes com refluxo

A principal função das veias no organismo humano é levar o sangue, após passar pelos tecidos deixando oxigênio e nutrientes, de volta ao coração de onde é levado aos pulmões, recomeçando o ciclo. 

As veias das pernas têm uma dificuldade extra pelo fato de sermos seres bípedes, devendo levar o sangue de baixo para cima, contra a gravidade. Para executar essa difícil “missão” essas veias possuem válvulas anti refluxo no seu interior, que direcionam todo o fluxo para o sentido ascendente.
Varizes são veias doentes, que perderam parcial ou totalmente a capacidade de exercer sua função. Com isso observamos a presença de refluxo nas veias varicosas, por falha em suas válvulas, que significa que parte do sangue que deveria fluir em direção ao coração acaba indo na direção oposta. Com o passar do tempo, a parede dessas veias fica sobrecarregada e tende a evoluir com tortuosidade e dilatação, outra característica marcante das varizes.

A grande maioria das varizes (95%) são o que chamamos de primárias ou essenciais, ou seja, que não têm um fator causal bem definido. Geralmente, nesses casos, temos a conjunção de alguns fatores de risco que proporcionam a formação dos vasinhos indesejados. 

O surgimento das varizes primárias se deve a uma combinação de fatores, sendo os mais importantes:

  • História familiar (genética) 
  • Sexo feminino
  • Idade avançada
  • Gestação
  • Uso de pílula anticoncepcional e reposição hormonal
  • Ortostatismo prolongado (muitas horas por dia em pé)
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Sedentarismo

No contexto das varizes primárias é importante observar a influência hormonal na sua formação. Os hormônios femininos (estrogênio e progesterona) têm influência direta no funcionamento das veias, reduzindo o tônus de suas paredes e a velocidade do fluxo sanguíneo, alterações que predispõem ao surgimento de varizes. Por esses motivos, as varizes podem ser até 8x mais comuns em mulheres do que homens, dependendo da faixa etária analisada. 

Já as varizes secundárias são aquelas causadas por um fator identificável. O exemplo mais comum é a presença de uma Trombose venosa profunda prévia que, dependendo da veia acometida, vai impactar o funcionamento do sistema venoso do membro como um todo, levando à formação de varizes. Outras causas de varizes secundárias são a compressão da veia de drenagem de um ou ambos os membros inferiores (ex.: tumor pélvico ou síndrome compressiva conhecida como May-Thurner) e doenças congênitas (ex.: fístulas ou malformações arteriovenosas). Essas varizes costumam ter evolução mais grave e tratamento mais difícil.

Alguns pacientes portadores de varizes nos membros inferiores não apresentam nenhum sintoma relacionado e podem ter “somente” desconforto estético. Outros, porém, podem desenvolver sintomas bastante desagradáveis, capazes de limitar as atividades diárias, levando a uma perda de qualidade de vida. Os principais sintomas associados às varizes nos membros inferiores são dor, sensação de peso, cansaço ou queimação nas pernas, inchaço e cãibras.

Com o avançar da doença, caso nenhum tratamento seja iniciado, os sintomas podem progredir, levando ao aparecimento de alterações de pele como manchas escuras, perda de elasticidade, vermelhidão, coceira e descamação. O estágio final da doença é o aparecimento de úlcera que, uma vez aberta, torna-se difícil de cicatrizar.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com quem você acredita que irá precisar.

Leia também sobre: Tratamento Endovascular.

Siga o perfil no Instagram

Curta no Facebook

Inscreva-se no Youtube